A Croácia, apesar de ser um país pequeno, tem fortes tradições quando se fala da cerimônia marital.
Apertem os cintos e bem-vindos ao universo dos casamentos croatas!
Normalmente, são aos sábados. Existem várias tradições a serem cumpridas; desde a reunião nas casas dos noivos antes da cerimônia até a hora da recepção.
Na casa do noivo, antes do almoço, os amigos mais próximos e família se encontram (e ali já começa o esquenta ).
Na casa da noiva a mesma coisa, as suas amigas e familiares estão se arrumando desde cedo.
Algumas horas depois, os amigos do noivo e noivo vão até a casa da noiva para “comprar” a dama, ou seja, oferecer o dote.
Quando o noivo e os seus convidados chegam em frente à casa da noiva, eles encontram algum responsável na casa dela e começa o jogo da “compra” da noiva, ou do dote. O padrinho oferece dinheiro e o responsável pela noiva recusa. O padrinho aumenta a oferta, e o responsável pela noiva manda outra pessoa que não é a noiva (e aí vai depender do espírito da brincadeira; eles podem mandar um amigo vestido de noivo, um amigo vestido da noiva e etc.) Enquanto isso, o padrinho continua se esforçando e desembolsando mais dinheiro. Até que, em algum momento, a verdadeira noiva sai da casa ao encontro do seu noivo. Toda a brincadeira é acompanhada pela risada dos convidados, claro!
Existe também a tradição do tronco, onde um tronco de árvore é colocado como um obstáculo para o noivo e ele precisa ser serrado!
Depois da compra e de outras tradições pré-cerimônia, vamos para a igreja!
Uma pessoa importante nesse percurso é o barjaktar. Ele é a pessoa responsável por levar a bandeira Croata por todo percurso (e normalmente ele é a pessoa mais bêbada da cerimônia..) e liderar todo o cortejo até a igreja.
Depois da parte formal, no caminho para o salão de festas os carros (decorados com balões e laços) formam uma longa fila, todos buzinando e com os pisca-alertas ligados – o carro com o barjaktar vai primeiro hasteando a bandeira, depois seguem os noivos, e logo vão as famílias dos noivos e o restante dos convidados. É claro que se escolhe sempre o caminho mais longo para chegar até o local da festa, desfilando por toda a cidade até chegar no ponto final.
Um costume que vale ser mencionado também é o de dar dinheiro ao invés de presentes de fato. Você leva o seu envelope e na hora da entrega, ganha algum brinde (na maioria das vezes uma rakija caseira) pra casa.
E você? Já foi em algum casamento tipicamente Croata?
