Poskok, a cobra mais famosa da Croácia

A Poskok (horned viper, literalmente víbora de chifre, Vipera ammodytes) é uma da espécies de serpentes mais venenosas e perigosas da Europa. Vive em áreas rochosas e ensolaradas do sul da Europa e da Ásia Menor. Na Croácia, ela pode ser encontrada por quase todo o país: nas ilhas Krk, Pag, Vir, Ugljan, Pašman, Korčula, Hvar, Brač e Mljet; além disso, está também em Lika, Medvednica, Žumberak, Banovina, Kordun, Gorski kotar, Kalnik, Istria, Zagora e Hrvatsko Zagorje.

Sua cor é variável: o dorso é cinza, amarelo ou marrom com uma faixa escura em zigue-zague. Não é muito grande: o macho cresce até 1 metro, e as fêmeas são menores que os machos. É reconhecível pela cabeça achatada triangular, pupila vertical e chifre na ponta do focinho.

O seu veneno é neurotóxico e pode matar vertebrados menores em segundos. Para humanos, a dose letal é em média 25-40 mg dependendo da idade, saúde e local da mordida. Para comparação, a dose letal da nossa cascavel (Crotalus durissus) é estimada em 18mg para uma pessoa de 60kg.

De acordo com as estatísticas do Instituto Croata de Saúde Pública, a média de acidentes com cobras venenosas na Croácia é de cerca de 25 picadas por ano, e dentre essas, as picadas da Poskok são as mais comuns. A maioria das picadas ocorrem durante os meses mais quentes, do início de maio ao final de agosto. A população mais afetada são os trabalhadores rurais.

É importante saber que a Poskok não ataca humanos à toa, mas apenas se defende quando se sente em perigo. As picadas acontecem quando as pessoas tentam mexer na cobra. Portanto, se você a encontrar, não a toque! Afaste-se lentamente e siga o seu caminho, deixando-a em paz. É melhor para ela e para você também.

Fontes:

Imagem: BS Thurner Hof • CC BY-SA 3.0

Deixe um comentário